DIY- Ajuste de cós invisivel
17:38
Amanhã é feriadoo! Que maravilha hein gente? O que vocês pretende fazer?
Normalmente uso os feriados pra projetos bacanas e rápidos, ajustar as roupas aqui de casa, ou fazer alguma "roupicha" pra mim.
Ontem como eu estava de boa em casa, enquanto meu marido fazia uns trabalhos da faculdade, resolvi ajustar uma calça pra mim e fazer um passo a passo.
Aproveite o feriado pra treinar essa técnica se você não conhece!
Acompanhem abaixo:
1- Desmanche as costuras, do cós, cerca de 15 ou mais, como você sentir que é melhor para manusear a área em que vai trabalhar. Retire os passadores e etiquetas que estiverem no "caminho" dessa área a ser trabalhada.
( Pelámordedeus! Não reparem nas minhas unhas por fazer!!
2- Cós aberto! Você pode optar por fazer apenas um ajuste no meio das costas, se ele for até 1,5cm, se precisar mais opte, ou por retirar o cós todo e recolocar, ou como eu fiz, dividindo o valor de aperto por dois e fazendo nas laterais. Eu no caso estava com pressa.
3- Simule onde ficará o passador, depois de pronto e corte o cós:
4- Ficará assim:
5- Abra as dobras, costure reto a quantidade necessária, fechando e unindo as partes do cós.
6- Ficará assim:
7- Coincida as marcações da costura antiga! Essa minha não ficou perfeitinha.
7- Dobre as costuras nos seus lugares novamente, passe o ferro se preferir.
8- Costure por cima da marcação da costura antiga, na mesma cor da linha antiga. Você pode usar ou linha de pesponto ou linha simples dupla.
9- parte superior do cós pronta!
10- Você vai perceber que seu cós ficou menor que a calça, esse caso você tem duas opções. SE essa diferença não for muito grande, você pode compensar esticando levemente o cós, que no caso da calça jeans é feito no viés que permite essa maleabilidade, ou apertar a calça também nas laterais.
10- Não esqueça no passador!
11- Costura interna pronta
11- Caso vc tenha necessitado retirar a etiqueta , recoloque-a
12- Costure o passador novamente, ou com reta ou com o caseado, prefiro o caseado, mas em algumas calças a agulha da minha doméstica trancou, então optei por fazer em minha reta industrial que é forte.
13- Prontinho:
14- A costura fica invisível por baixo do passador!
Sempre fiz a pence simples, por ser mais rápida, mas as vezes eu detestava pois elas descosturavam e dobra grossa até machucava, mas se tratando de qualidade se a cliente estiver disposta a pagar, mostre a ela que essa vale muito mais a pena e fica melhor, pois a costura não machuca como a simples.
Gostaram? Vocês fazem assim?! beijos!!
NOTA: Esse post era pra ir ao ar na segunda feira, ontem, mas enquanto escrevia, faltou luz, o que muitas horas depois vim a saber é que as torres de celular e energia haviam sido afetadas pelo tornado na cidade vizinha, Xanxerê. A luz retornou só agora 24 horas depois. Peço que rezem e orem pelos feridos e pelas famílias daqueles que perderam suas casas e familiares. Eu aqui, fiquei apenas sem energia e celular, incomunicável, durante 24 horas, mas isso nada é comparado ao que eles estão passando. Que Deus os fortaleça, para reconstruírem suas vidas. amém.
10 comentários
Ótimo trabalho! Parabéns!
ResponderExcluirOi Celina, fico feliz com seu recadinho, obrigada!! Volte sempre!
ExcluirMais uma opção de como trabalhar.Muito obrigada.
ResponderExcluirIsso Neuza, é sempre bom termos varias formas e preços para um mesmo ajuste assim, podemos agradar o publico de maneira geral! Obrigada pela visita! bjs
ExcluirMuito boa explicação, parabéns! Vamos sim rezar por tds as vítimas!
ResponderExcluirObrigada Neusa! Volte sempre! beijos!
Excluirgostei muito faço reformas e aprendi mas uma novidade Parabéns posta mais novidades de concertos obrigada
ResponderExcluirOi Tania! Postarei sim! Agora ou look com as peças que faço ou passo a passo estarei sempre postando! Obrigada pela visita! beijos
Excluiramei Fernanda essa não sabia fazer ainda
ResponderExcluirmas acho que vou esperar para fazer qdo tiver
minha reta industrial pq minha domestica ta
acabadinha ,judio demais dela rsrs.
Mônica
Mônica, obrigada! que bom que foi útil pra você! Olha uma industrial realmente vai muito bem, tenho minha a anos e anos, e pensei algumas vezes em trocá-la por uma caseira mais turbinada, mas desisti da ideia, elas são muito fortes!!
ResponderExcluir